Insofar: a galeria de arte de Marvila inaugura exposição irreverente

Chama-se Insofar e é uma das mais recentes galerias de arte contemporânea a abrir portas na região cultural de Marvila, em Lisboa. O espaço moderno tem sido casa e palco de várias exposições individuais e coletivas de artistas portugueses e internacionais de renome, autores de obras que preservam em comum a premissa de serem autênticas. Chega a vez de anunciar um projeto promissor que promete contagiar toda a galeria – por dentro e por fora.

Amanhã, 14 de maio, é inaugurada a primeira edição do projeto anual FACHADA, com uma instalação intitulada por A Malha e que é composta por 155 esculturas projetadas por Isaque Pinheiro, em parceria com a ArtWorks. A obra é projetada a partir de uma base conceptual em torno da complexidade da justiça, numa espécie de metáfora quanto à aplicação de certas leis em casos particulares, mas também assente numa perspetiva de controvérsia que molda o sistema jurídico em Portugal. Neste sentido, cada escultura que integra a mostra expositiva representa um procedimento real – presente ou passado – moldado pelas leis da justiça nacional. Os casos que serviram de base para a conceção do projeto correspondem a diferentes áreas da justiça, sendo uns mais complexos de compreender, outos mais repulsivos, mas todos intrinsecamente associados a cidadãos anónimos e a “gigantes da economia”.

Fotografias ©Insofar

A Malha é uma obra pensada para o exterior da fachada principal da galeria que fica, a partir do dia 14 de maio e até 12 de julho, revestida pelas 155 esculturas de Isaque Pinheiro. Trata-se de um trabalho cuja primeira fase de produção acontece num contexto industrial, a partir de um molde criado pelo próprio artista a propósito de um projeto que apresentou em 2008, intitulado por Colarinhos Brancos, mas sob um conceito diferente.

Também a 14 de maio é inaugurada a exposição coletiva Red Tape, que reúne vários artistas internacionais. Com curadoria de Inês Valle e com Hugo Pinheiro como project manager, as duas mostras expositivas estão, a partir de amanhã, disponíveis para visita na galeria Insofar, em Marvila, mantendo-se patentes até ao dia 12 de julho.