Coimbra assinala centenário do artista Pinho Dinis com nova exposição

S0400_list-cropped

O Município de Coimbra assinala o centenário de Pinho Dias com a inauguração da exposição Pinho Dinis: Humildade e Senhoria (1921-2021). A exposição arranca a 16 de dezembro, pelas 15h00, na Casa Municipal da Cultura de Coimbra, justamente na galeria com o nome do artista plástico.

Depois da atribuição da medalha de Mérito Cultural, em 2001, e do batismo da galeria de exposições com o nome do artista, este é mais um reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Coimbra, a tempo de celebrar o centenário do nascimento de Pinho Dinis, através de uma exposição retrospetiva da sua obra.

Nascido em Coimbra, Pinho Dinis manifesta a sua plenitude numa obra de imensa multiplicidade, espelhando um percurso de amor e dedicação à sua cidade. Em estudos geométricos, jogos de policromia ou pinceladas convictas, a sua mestria e saber artístico representam uma “multidimensionalidade conceptual única”.

A inauguração da mostra conta com a presença do presidente do Município de Coimbra, José Manuel Silva, que cedeu uma obra particular de Pinho Dinis à exposição, bem como outros colecionadores que cederam temporariamente o seu espólio.

A exposição fica patente na galeria até ao dia 28 de janeiro.