Lelu Kizua, a exposição inédita de Lino Damião e Nelo Teixeira

Lelu Kizua é a segunda exposição conjunta dos artistas angolanos Lino Damião e Nelo Teixeira em Portugal, que estará patente no Espaço Espelho D’Água, em Belém, do dia 9 de junho a 11 de julho.

Tendo como mote um diálogo artístico entre os dois artistas contemporâneos, a exposição procura refletir a experiência da vivência atual do mundo, considerando os seus obstáculos e desafios. Partindo do momento de pandemia, que questionou tantos aspetos que considerávamos como garantidos, os artistas – que se encontravam ambos em Portugal no início da crise pandémica em 2020 – inspiram-se nas mudanças, nos desafios e na coragem necessária para encontrar formas de ultrapassar as alterações e os obstáculos.

O título da exposição pode ser interpretado a partir de uma tradução livre da língua Kimbundum, como uma referência direta à atualidade, sem esquecer as vivências mais recentes dos dois artistas. Importa salientar que esta relação com o presente não é estribada numa nostalgia pelo passado, mas antes por uma certa melancolia que se faz sentir pelas diversas formas, figuras e personagens que as composições pictóricas e tridimensionais convocam.

A exposição integra uma programação alargada, denominada Vento Sul, desenvolvida pela associação the CERA PROJECT em parceria com o Espaço Espelho D’Água, tendo o apoio da DGArtes.