O mundo da arte não para de nos surpreender e ainda hoje são descobertos, num universo artístico abrangente – onde os próprios artistas são donos de um cosmos próprio – simbologias e pequenos segredos que nos revelam muito do tempo e da magia que sobrevoa todo o espaço ocupado pelas mentes brilhantes dos artistas.
Rafael e a pintura com 6 dedos

Na época renascentista pensava-se que, quem tinha seis dedos, possuía um sexto sentido, através do qual podiam prever o futuro. Rafael foi um dos artistas a pintar seres humanos com seis dedos. A sua pintura, Madonna Sistina – a figura de São Sisto – tem um dedo a mais pintado.
A única obra assinada por Michelangelo

Michelangelo nunca assinava as suas obras porque achava um gesto arrogante e pretensioso. Mas existe uma obra sua que foi assinada e existe uma explicação. A Pietá foi atribuída a outro artista e foi posta em causa a sua autoria devido à sua precocidade. Por esta razão, Michelangelo gravou seu nome com um cinzel na fita que cruza o peito da escultura.
De 1912 a 1948, modalidades artísticas como pintura e escultura integraram os Jogos Olímpicos

De 1912 a 1948 as competições de arte fizeram parte dos Jogos Olímpicos e consistiram na criação de obras inspiradas no desporto. As categorias foram: pintura, escultura, literatura, música e arquitetura. Acabaram suprimidas porque os artistas eram obrigados a ser profissionais, algo que não era válido para os atletas. Alguns dos competidores eram também atletas e houve quem ganhasse, na mesma edição, medalhas de artes e desporto, como o americano Walter W. Winans, que em 1912 levou prata, por tiro ao alvo, e ouro, pela recém-inaugurada modalidade escultura.
Na imagem podemos ver Alfréd Hajós, um nadador e arquiteto húngaro. Hajós foi o primeiro campeão da natação nos Jogos Olímpicos modernos e também o primeiro campeão olímpico da Hungria. Um dos poucos a vencer medalhas em arte e desporto.
Os ataques à Mona Lisa

A Mona Lisa, uma das pinturas mais conhecidas de sempre, já foi alvo de alguns ataques. Localizada no museu do Louvre, em Paris, esta pintura já foi apedrejada e houve também quem a tentasse destruir com ácido. Desde estes ataques decidiu-se blindá-la com um vidro à prova de balas, que protegeu o trabalho do impacto de um copo em 2009.
As 4 Versões de O Grito, de Edvard Munch

Uma das pinturas mais conhecidas do norueguês Edvard Munch tem quatro versões e uma litografia. A versão mais emblemática está exposta na Galeria Nacional da Noruega e foi feita com uma técnica mista de óleo e pastel sobre papelão. Os outros dois estão no Museu Munch, em Oslo, e a técnica usada neles é a têmpera sobre papelão. O quarto pertence a uma coleção particular e a técnica que o artista usou não é exatamente conhecida.
O nome completo de Picasso

Pablo Picasso nasceu no dia 25 de outubro de 1881, em Málaga, em Espanha. Era filho do professor de História da Arte, José Ruiz Blasco, e de Maria Picasso y López. Embora conheçamos o artista pelo nome Pablo Ruiz Picasso, o seu nome completo é Pablo Diego José de Paula Juan Nepomuceno dos Remédios Cipriano da Santíssima Trindade Ruiz e Picasso.
O casal de American Gothic

Os personagens que o americano Grant Wood representa numa de suas obras mais famosas, até se ter tornando um ícone na cultura popular do século 20, são a sua irmã e o seu dentista.
O estrabismo de Rembrandt

Graças a um estudo realizado na Universidade de Harvard pela doutora especialista em percepção visual, Margaret S. Livingstone, ficou provado que o estrabismo que o holandês Rembrandt tinha no olho esquerdo permitiu que ele pintasse de uma maneira mais virtuosa. Essa deficiência permitia ao artista perceber a realidade como uma imagem plana, o que tornava muito mais fácil transferi-la para a tela.