Muñoz Carmona Art & Gallery: o projeto que quer aproximar o público das galerias de arte contemporânea

5.-Hanging-Out-400×523

Pensada para ser diferente das galerias que já existem, este é um projeto ambicioso com pouco mais de 50 metros quadrados, onde para além de marcar uma posição no panorama artístico nacional e internacional, o grande objetivo é quebrar a barreira entre o público geral e as galerias de arte contemporânea. A Muñoz Carmona Art & Gallery quer ser um espaço de fácil acesso em Lisboa que convida todas as pessoas a apreciar e valorizar a cultura, não se cingindo apenas a um público mais elitista. Rodeada pelos melhores restaurantes, bares e lojas do Chiado e do Bairro Alto, a galeria está inserida num dos hotéis mais prestigiados e contemporâneos da Europa, o Bairro Alto Hotel.

A fundação deste projeto criativo resulta da união entre Juan Carmona, diretor criativo e fundador do atelier Thestudio, com Marta Tavares da Silva, proprietária e administradora do Bairro Alto Hotel. O terceiro elemento-chave é a curadora Deborah Harris, responsável por garantir que a galeria é pioneira ao receber exposições de artistas contemporâneos internacionais, que nunca tenham pisado o solo português. A bagagem profissional de mais 30 anos desta curadora abarca uma vasta experiência no mundo da arte, proporcionada pelas colaborações com galerias em Los Angeles e Nova Iorque e trabalhos como diretora de publicidade da Artnews e editora de revistas de arte americanas. Harris já está a trabalhar na programação da temporada 2020/2021 da Muñoz Carmona Art & Gallery e os artistas Curtis Santiago, Rachel Lee Hovnanian e Bo Joseph são alguns dos nomes com quem já entrou em contacto.  A seleção de trabalhos para a recente galeria vai para além de privilegiar artistas nacionais e internacionais, incidindo sobretudo na procura de trabalhos com identidade singular e uma execução exímia, capaz de deslumbrar os visitantes.

Para além das propostas trazidas por Harris, a galeria conta também com a dupla Juan Carmona e André Ribeiro, responsáveis também pelo atelier Thestudio, para apresentar os seus trabalhos, de forma irregular e intercalada com as restantes exposições. O objetivo de Juan Carmona é inaugurar uma nova exposição a cada dois meses. Para assinalar a abertura da galeria, a dupla decidiu aceitar aquele que dizem ter sido “o projeto profissional e pessoal mais ambicioso” em que algumas vezes participaram e apresentar um conjunto de trabalhos numa exposição denominada Natureza morta, steal life. Esta primeira exposição questiona a relação do ser humano com a natureza e o uso de seres vivos para nosso próprio entretenimento. Apesar de ter sido pensada antes da pandemia, o seu enquadramento não poderia ser mais atual, tendo em conta o confinamento que nos foi imposto. É um trabalho provocador que levanta assuntos pertinentes, como a falsa sensação de controlo e poder presente na sociedade. Os autores sublinham: “Foi a nossa forma de abordar o conceito do sentido intrínseco de apropriação à condição do ser humano”.

A abertura da galeria é recente, mas o atelier Thestudio já existe desde 2005. A sua fundação deve-se a Juan Carmona, um jovem que durante a sua vida saltou de cidade em cidade. Nasceu em São Paulo, cresceu no Rio de Janeiro, mudou-se para Lisboa e, mais tarde, para Madrid, onde fez grande parte da sua formação em design gráfico e fotografia. Como sócio do atelier, Juan Carmona não teve dúvidas e elegeu o amigo de longa data, André Ribeiro, também ele um entusiasta pelas artes e com um portefólio onde constam várias agências de design e publicidade, como a Novodesign, a J.W. Thompson ou a WOP. A dupla juntou-se em 2006 e embarcou numa aventura pelas mais diversas áreas criativas, como eventos, designmotion graphics, criação de imagens, produção, arquitetura de interiores e publicidade. Hoje em dia, tanto trabalham para multinacionais como negócios emergentes de nicho. A CUF, a NOS, a Vodafone, a Promemoria, a Germano de Sousa e a Super Bock são algumas das empresas com quem já tiveram oportunidade de trabalhar. Ambos consideram que o sucesso do projeto reside na velha máxima de “fazer mais com menos”, sendo necessário por vezes abdicar de algumas propostas para garantir o máximo de foco e dedicação nos projetos que já têm em mãos. Com uma história de 15 anos marcada por um percurso multifacetado, destacam-se alguns projetos, como a direção criativa do icónico Bairro Alto Hotel e a execução, a 360º, do restaurante BAHR, no mesmo hotel.

Recentemente, e face às tendências digitais, a dupla apostou numa renovação do site e das redes sociais, de forma a tornar tudo mais completo e intuitivo, e consequentemente, facilitar a procura dos melhores trabalhos produzidos pelo atelier.

Informações sobre Muñoz Carmona Art & Gallery:

Morada: Rua do Alecrim, 109, 1200-213, Lisboa

Horário de Funcionamento: Terça-Feira a Sábado, das 12h às 20h

Contacto: 964 869 001